Harmonize o seu jantar italiano com vinhos!

Um jantar italiano com vinhos é uma ótima combinação para um jantar muito especial. Quem é fã da gastronomia italiana sabe que ela é feita para quem sabe apreciar os diversos sabores, massas e queijos, as características principais da cozinha italiana. A harmonização entre a comida italiana e os vinhos traz equilíbrio ao prato e ressalta o seu sabor.


É por esse motivo que, no texto de hoje, vamos trazer tudo sobre a harmonização à italiana. Conheça a seguir como harmonizar o seu jantar italiano com vinhos!


Harmonização à italiana: jantar italiano com vinhos


O que é a harmonização com vinhos?


A harmonização com vinhos consiste em unir alimentos e bebidas, a fim de acentuar o sabor e textura dele. Existem especialistas que buscam padronizar essa atividade, porém ela não é exata e tem diversos fatores que causam muitas variações.


Quem acredita que é apenas misturar qualquer vinho com qualquer receita, está enganado. Mas é claro que não precisa ser especialista para harmonizar o seu jantar italiano com vinhos. Qualquer pessoa pode iniciar essa prática, mas saiba que é preciso experimentar diversas combinações.


Essa harmonização pode ser feita com qualquer comida e bebida, porém é mais comum ser feita entre vinhos e receitas italianas.


Tipos de vinhos


Conhecer a variedade de vinhos é o primeiro passo para iniciar uma harmonização. Primeiramente, vamos abordar o vinho tinto, o mais consumido no mundo. Esse vinho tem a coloração escura e pode ser leve ou mais encorpado.


O vinho branco possui uma coloração clara e tende a ser leve e ácido. O vinho rosé, que tem uma coloração clara e suas principais características dependem do tempo de contato da polpa da uva com a pele. Além disso, a forma de vinificação do vinho rosé é outro fator que define seu aroma, sabor e textura.


O vinho espumante tem como sua característica principal as suas bolhas. Isso acontece pelo processo de bi-fermentação, ou seja, a fermentação é feita duas vezes.


Dicas para harmonizar o seu jantar italiano com vinhos


Como já dito anteriormente, a harmonização não é exata. Mas, existem algumas dicas que podem facilitar essa atividade, principalmente para os iniciantes.


Uma dica que irá facilitar, é apostar na semelhança entre os vinhos e a receita. Por exemplo, harmonizar vinhos mais encorpados com pratos gordurosos. Assim como vinhos leves com receitas que tenham o frango como ingrediente principal.


Para ousar um pouco mais, é possível tentar uma harmonização com forte contraste. É possível, por exemplo, harmonizar vinhos leves com pratos gordurosos, ou vice e versa. Assim como, unir pratos salgados com vinhos adocicados.


Outra dica relacionada à escolha do vinho é ficar atento a acidez dele. Vinhos ácidos como o branco e o rosé, devem acompanhar pratos que sejam menos ácidos.


Ainda focando nos vinhos, é importante conhecer uma característica marcante deles. Taninos são uma substância natural, que tem como função manter a proteção das uvas. Essa substância causa aquela sensação de boca seca após beber vinho. Por isso, prefira alimentos gordurosos e com muito sabor, para que os taninos não omitem o sabor do prato.


Combinando os pratos italianos com os vinhos


Depois de conhecer um pouco mais sobre os vinhos e suas características que influenciam na harmonização, vamos apresentar algumas combinações.


A lasanha à bolonhesa é um clássico que, por combinar o molho com a carne, é um prato não tão leve. Com esse prato, prefira vinhos feitos com as uvas Cabernet Sauvignon ou Syrah. Essa combinação aposta na semelhança entre a bebida e o alimento.


O espaguete à carbonara possui diversos ingredientes que o tornam um prato mais pesado. Por isso, aposte em vinhos brancos, como o Chardonnay.


É possível sim, fazer um jantar italiano com vinhos com a pizza como prato principal! Algumas combinações são a pizza de pepperoni com vinhos ácidos como o branco ou a pizza de marguerita com os vinhos tintos.


Gostou de conhecer a harmonização à italiana? Um jantar italiano com vinhos é perfeito para um final de semana especial em casa! Por isso, te convidamos a conhecer o nosso cardápio, feito pensado em proporcionar a melhor experiência gastronômica possível!


E nos siga no Facebook e Instagram, para não perder nenhum conteúdo da Bella Pizza!

21 visualizações

RESTAURANTE

Seg a Qui e Dom: 18:30 às 24:00

Sexta e Sábado: 18:30 à 01:00

R. Desembargador Sálvio Gonzaga, 170 

Esquina com Euclides de Castro

 Coqueiros - Florianópolis

48 3240 4333

TELE-ENTREGA

Ilha – Trindade: 48 3024 3130 | 48 99859 6741

Continente -São José: 48 3259 0990 | 48 99801 0193

Palhoça: 48 3242 7602