Conheça os principais tipos de queijos

Os diversos tipos de queijos estão presentes em todas as pizzas! Além da massa e do molho, o queijo é essencial para compor uma pizza deliciosa. E não é somente nela que ele é um ingrediente indispensável, mas também em diversos molhos e até mesmo em saladas.


Fizemos esse texto especialmente para você, que adora e quer conhecer um pouco mais sobre eles. Confira a seguir os principais tipos de queijos e suas características!


Boa leitura!


Principais tipos de queijos


1. Muçarela


O queijo muçarela, do italiano mozzarella, é um dos queridinhos dos brasileiros. Esse queijo é de origem italiana, ou seja, nasceu no país da pizza! Existem dois principais tipos de muçarela: o feito com leite de vaca e o feito com leite de búfala.


Sobre a sua intensidade, ele é considerado um queijo suave. Essa característica o torna perfeito para as pizzas, já que ele acrescenta seu sabor sem roubar o protagonismo do ingrediente principal.


Outra característica que o faz ser perfeito para ser utilizado em pizzas é sua capacidade de fusão. Ou seja, ele se mistura bem com os outros ingredientes.


Ah, e sabe quando você come o queijo muçarela e ele estica com a mordida? Isso se deve a sua alta elasticidade.


2. Parmesão


Outro queijo que todos amam é o parmesão! Também de origem italiana, este tipo é bastante utilizado nas pizzas e massas, principalmente em sua forma ralada. O parmesão tem intensidade maior, se comparado com a muçarela.


Sua textura é mais arenosa e seu odor pode ser forte. Esse queijo é feito também com leite de vaca.


3. Cheddar


O queijo cheddar é o mais presente nos recheios das bordas de pizza! Ele é de origem inglesa, e pode ser feito com leite de vaca, ovelha ou búfala. Aqui, podemos dizer que existem dois tipos de cheddar.


O cheddar mais comum é aquele feito com variados tipos de queijos, emulsificantes, água e corantes. O cheddar tradicional leva somente corantes, para manter sua coloração.


4. Catupiry


Outro queridinho dos recheios das bordas das pizzas é o queijo catupiry. Aliás, você sabia que o nome desse queijo é na realidade o nome de uma marca? O catupiry é, na realidade, um tipo de requeijão cremoso.


E apesar de não ser tecnicamente um queijo, ele mereceu um espaço na nossa lista. Ele é líquido, feito com leite desnatado e creme de leite fresco.


5. Provolone


Mais um dos tipos de queijos que vieram da Itália! Seu sabor é levemente picante e sua casca é dura e fina. É produzido com leite de vaca, e é para deixar seu sabor mais picante, é utilizado o leite de cabra durante o processo.


6. Gorgonzola


O gorgonzola é aquele que divide opiniões. Diferente de todos os outros da nossa lista, o gorgonzola é um queijo azul. Também originado na Itália, perto da comuna de Gorgonzola, região que o nomeia.


O gorgonzola é feito com leite de vaca, seu cheiro é marcante mas seu sabor pode variar de fraco a forte.


Aqui, na Bella Pizza, o queijo é um ingrediente presente em diversas receitas! Para saber quais são, basta acessar o nosso cardápio e conhecer o que o nosso chef preparou para você.


Nos siga em nossas redes sociais, no Facebook e Instagram. Estamos sempre postando novidades e promoções lá, não deixe de conferir!


12 visualizações