5 curiosidades sobre a gastronomia italiana que você (provavelmente) não sabia!

Se você gosta de comida tanto quanto nós, irá adorar conhecer as melhores curiosidades sobre a gastronomia italiana! Aqui, na Bella Pizza, duas de nossas especialidades tem origem na Itália, a pizza e as massas. Por aqui, nós amamos os alimentos que o país nos proporcionou!


E é por isso que no texto a seguir, vamos te apresentar 5 curiosidades sobre a gastronomia italiana que nós tanto gostamos. Boa leitura!


5 curiosidades sobre a gastronomia italiana


1. A massa não foi criada na Itália


Apesar de anteriormente citado, as massas não foram criadas pelos italianos. A origem do macarrão não é muito certa, mas alguns historiadores apontam como a China o país criador da receita.


Mas, foi na Itália que esse prato se popularizou e se tornou o que conhecemos hoje. Aliás, no país existem cerca de 450 tipos de massas, que são divididas entre duas categorias: curta e longa.


2. Pizza margherita


Que a Itália é o país das pizzas isso não é novidade, e por isso, uma das nossas curiosidades sobre a gastronomia italiana é só sobre ela. A tradicional pizza margherita, composta por molho de tomate, queijo e manjericão foi inventada para homenagear uma rainha.


E, é claro, o nome da rainha foi dado ao novo sabor da pizza, que rapidamente se tornou popular na região.


3. Salada caprese


A famosa salada caprese é de origem italiana, e foi originada em uma ilha da região, ilha cujo nome é Capri. E como você já deve ter reparado ela tem as cores da bandeira do país.


Ao contrário do que muitos pensam, o queijo da salada não é de leite de cabra! Isso costuma confundir muitos, já que capri significa cabra em italiano. Porém, o seu nome vem do seu local de origem, a ilha Capri.


4. O país dos queijos


Que a Itália é o país de vários alimentos você já deve ter reparado! Além do país das pizzas e das massas, o local também é famoso pelo seus queijos. Muito apreciado e produzido no país, por lá é possível encontrar cerca de 400 tipos de queijos.


Sejam eles de vaca, cabra, búfala e ovelha, cada uma deles tem seu sabor único e estão presentes em diversas receitas da culinária do país.


5. Muito além das massas


Apesar das massas serem uma especialidade da culinária italiana, não é a única. A culinária local é bastante diversa e usufrui de diversos alimentos para compor suas receitas. Os pratos de lá costumam possuir hortaliças, legumes, frutas secas, cereais, grãos e oleaginosas.


Quanto às carnes, costumam ser usadas a carne de cordeiro, vaca, frango e de peru. Ou seja, a culinária do país é bastante diversificada. Aliás, é importante ressaltar que não existe ‘’comida italiana’’!


O país tem uma grande diversidade de pratos, que variam de acordo com a região. Portanto, em algumas regiões você pode não encontrar um prato, mesmo ele sendo famoso.



Gostou de conhecer as melhores curiosidades sobre a gastronomia italiana? Esperamos que esse texto tenha te dado água na boca! Ah, aproveita e vem conhecer o nosso cardápio repleto do melhor da culinária italiana pertinho de você.


E nos siga em nossas redes sociais, para não perder nossos próximos conteúdos, estamos no Facebook e no Instagram!


17 visualizações